Recherchez dans ce blog / Pesquise neste blog

Por que estudar francês? A língua francesa no mundo: alguns dados e estatísticas


A língua francesa, juntamente com a inglesa, é falada nos cinco continentes. Existem cerca de 220 milhões de francófonos no mundo, ou seja 220 milhões de pessoas que falam e / ou escrevem em francês. Curiosamente, em termos estatísticos, o francês é mais falado fora da França. Por exemplo, podemos citar a África que é um país que possuí muitos francófonos, por conta da colonização francesa neste continente.

Francófonos são os falantes de francês, mas existem também os "francophiles", os francófilos, ou seja, os amantes da língua francesa!


Também, difícil não amar este idioma, que sempre é relacionado com a cultura, artes, moda, elegância, gastronomia, direitos humanos e muita diplomacia! Já que dizem que até falar palavrão em francês é bonito!

Aliás, para muitas profissões, como para ser diplomata, por exemplo, o francês é uma exigência. Falando em diplomacia, o francês é, inclusive, uma das línguas oficiais das Nações Unidas.

Bandeiras de lugares onde se fala francês!
Para quem estuda, pesquisa ou trabalha em qualquer área, mas, principalmente, na área de humanas, o francês será de muitíssima ajuda, já que existe uma ampla bibliografia nesta língua para disciplinas como filosofia, artes, música, história, economia, etc.

Ou seja, muitos estudam e falam francês por questões profissionais, outros por conta dos estudos, e muitos por gosto e identificação com a língua e cultura francesa!

Por gosto pela língua, sim, já que a mesma é considerada muito musical e melodiosa! O francês é uma língua que tem uma fonética bem particular, que une sons nasalados com sons orais, e liga as palavras em suas “liaisons” e “enchaînements” (ligações e encadeamentos) assim como faz a ligadura na música! Só poderia resultar em tanta suavidade e sutileza ...

Seja qual for seu motivo e motivação, estudar francês seguramente abre portas e é uma maneira de aprender e conhecer não só a cultura da França, mas também a de várias partes do mundo! Uma útil ferramenta de comunicação!

Se você pretende aprender francês para os estudos, pesquisas, trabalho, prazer ou para o turismo, pode contar comigo e com meus preços abaixo da tabela! Aulas presenciais e por Skype.


Bon courage et amusez-vous !


Coragem e divirtam-se!

Contatos/Coordonnées: professeur.fle.art@gmail.com