Recherchez dans ce blog / Pesquise neste blog

Duração de um curso de francês


Cursos livres e aulas particulares não tem uma duração definida; a duração do curso dependerá do desenvolvimento pessoal e de quanto tempo o estudante tem para se dedicar ao estudo do idioma em questão – estudo tanto fora como dentro da sala de aula.

Deve-se notar que há pessoas que tem mais dificuldades ou facilidades com certos idiomas ou com alguma habilidade, por exemplo, uma pessoa pode ser bem desenvolta com a fala, mas apresentar maiores dificuldades com a escrita e vice-versa.

Como eu dou aulas particulares os estudantes não perdem tempo, eu avanço os conteúdos ou os reviso de acordo com as dificuldades e necessidades de casa um. Se eu percebo que há mais dificuldade em certas coisas, eu as ensino com mais calma. Se os estudantes entenderem tudo rapidamente, eu também avanço os conteúdos para não atrasar a vida de ninguém! Esta é uma das vantagens de se ter aula com uma professora particular, desvinculada de uma instituição.

Logo, a duração do curso depende do desenvolvimento de cada um e dos objetivos do aluno (se o aluno deseja saber o básico para fazer uma viagem, leva de um mês a seis meses de estudo, se o objetivo é ler um texto para se fazer a prova de mestrado, normalmente o tempo de estudo é de seis meses a dois anos etc.).

O Quadro comum de referência da União Europeia organizou e nomeou os níveis de aprendizado de um idioma, sendo que eles podem ser:

- Nível BÁSICO/DÉBUTANT – que é chamado de A, sendo que ele pode ser dividido em A1 e A2;

- Nível INTERMEDIÁRIO/INTERMÉDIAIRE – que é chamado de B, e ele também será dividido em B1 e B2;

- Já o nível AVANÇADO/AVANCÉ é classificado como C, existindo o C1 e C2.

Grosso modo, o aluno pode chegar ao nível básico – A2 ou começo do B1 – estudando por seis meses a dois anos.

Normalmente, em seis meses você domina o básico para viagens, digamos assim, e em um ano você tem no mínimo o nível A1 e no máximo o B2. Depende, principalmente, da carga horária de aulas e do tempo para se dedicar ao idioma fora do horário da aula.

Com este nível (B1) o aluno está capacitado para se comunicar de maneira objetiva, compreender textos e conversas cotidianas, escrever e-mails e cartas oficiais e informais. Ver televisão, filmes e escutar rádio.  Saberá apresentar-se, falar de seus gostos, pontos de vista, objetivos, estudos, de sua história de vida, a argumentar etc. Gramaticalmente, o estudante terá capacidade de formular frases simples em vários tempos verbais (présent, passé composé, imparfait, futur simple, futur, conditionnel e subjonctif, principalmente).

Para se estudar na França, fazer uma graduação ou mestrado, é requisitado, normalmente, o nível B1 até o C2, ou seja do começo do intermediário ao avançado.