Recherchez dans ce blog / Pesquise neste blog

Informações sobre as provas de proficiência

COMO CERTIFICAR O SEU NÍVEL DE FRANCÊS?

O Quadro comum de referência da União Europeia organizou e nomeou os níveis de aprendizado de um idioma, sendo que eles podem ser:

 
- Nível BÁSICO/DÉBUTANT – que é chamado de A, sendo que ele pode ser dividido em A1 e A2;
- Nível INTERMEDIÁRIO/INTERMÉDIAIRE – que é chamado de B, e ele também será dividido em B1 e B2;
- Já o nível AVANÇADO/AVANCÉ é classificado como C, existindo o C1 e C2.

Existem provas para certificar a aptidão em cada um desses níveis; cada prova oferece um diploma que pode ser válido por dois anos ou pode ser vitalício.

As provas/diplomas mais comuns e vitalícios são:

DELF – Diplôme d'Etudes en Langue Française, que certifica do A1 ao B2 e o DALF - Diplôme Approfondi de Langue Française, para o nível C1 e C2.

Essas provas são feitas pela própria França, pelo CIEP - Centre International d'Etudes Pédagogiques, por intermédio da Aliança Francesa e são reconhecidas pelo Ministério Francês da Educação. Todas essas provas são pagas. Cada prova custa um valor, a A1 é a mais em conta e a C2 é a mais cara.

Existem também outras provas como o TCF – texte de connaissance de français – prova que não reprova ninguém, ela simplesmente verifica em qual nível o estudante se encontra e ela tem a validade de 2 anos.

Há ainda outras provas específicas como, por exemplo, para o francês do Quebec, Canadá.

Para maiores informações podem-se consultar esses sites:
- Site do conselho europeu :
http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/source/framework_fr.pdf) e o Portal nacional dos professionais da educação – o Éduscol – Portail national des professionels de l’éducation- (http://eduscol.education.fr/cid45678/cadre-europeen-commun-de-reference-cecrl.html

Para ver os tipos de provas e preços: http://aliancafrancesa.com.br/proficiencia.aspx