Recherchez dans ce blog / Pesquise neste blog

Informações sobre material didático e dicionários

Meu Arco do Triunfo de livros!
Eu utilizo vários métodos para dinamizar a aula, mas o principal, que pode-se comprar até em sebos, é o ''Nouveau sans frontières'' da editora CLE international.

 

Eu sempre dou continuidade ao mesmo método, logo não se preocupe em ter que trocar ou adquirir outros livros. Sempre disponibilizo de graça para os alunos tanto os áudios/ vídeos dos métodos, como outros materiais didáticos que eu elaboro.

Se você já tiver conhecimento e algum método de francês eles serão aproveitados!










Dicas sobre dicionários:


Alguns exemplares da minha coleção de dicionários. 














O melhor dicionário de língua francesa, na minha opinião, é o da editora Le Robert. O único inconveniente é que esta editora só faz dicionário bilíngue em Francês/Inglês, Francês/Alemão, Francês/Holandês, Francês/Russo, Francês/Espanhol, Francês/ Italiano, mas não tem em português...


A Becherelle é uma boa editora, mas só faz dicionários gramaticais, não bilíngües - o único bilíngue é o Francês/ Inglês, sendo que ele é para crianças francesas estudarem inglês.

Das outras editoras francesas que eu gosto e confio, tem também o dicionário da Hachette que tem a vantagem de ser para português brasileiro: Mini Dictionnaire Français-portugais, Portugais-français. Dictionnaire bilingue français-portugais et portugais du Brésil, avec un guide de conversatio.Editora: Hachette Educ.

Eu, particularmente, não acho o dicionário bilíngue e de bolso da Larousse completo (para ser sincera, ele é um dicionário ruim mesmo), mas se você gostar desta editora, eu aconselho então comprar um dicionário que não seja o de bolso.




Dos autores nacionais o dicionário do Paulo Rónai é bom e simples para os iniciantes. Ele tem várias edições, assim consegue-se o encontrar tanto em sebos, por um bom preço, quanto novinho em folha em boas livrarias.










Dicionário Escolar Francês-português Português-francês de Roberto Alvim Corrêa. Por incrível que parece esse antigo dicionário do MEC é muio bom! Ele tem pronúncia e expressões. Os verbetes são bem explicados e claros. Além de tudo, em qualquer sebo você o encontra por um bom preço!









Contém muitos erros...
Por muito tempo eu pensei que o dicionário bilíngue da Editora Porto era bom (e mesmo aconselhava pessoas a usá-lo... erro meu, désolée!), mas depois de usá-lo por um tempo, encontrei muitos - muitos mesmo - erros nele.

NÃO VALE A PENA! Ele dá soluções para traduções que são simplesmente erradas. Exemplo: traduzir "protagonismo" como "mise en évidence"... não, né! Esse dicionário não leva em conta o valor e nuance do significado da palavra. E traduz certas palavras com traduções literais, sem considerar que no português - de Portugal ou no do Brasil - a tradução seria outra....vergonhoso, quem revisou isso?



Atenção! Ele é português de Portugal, logo certas palavras ou expressões serão diferentes das do português brasileiro... Ele é encontrado em versões de bolso ou bem grandes.








Dicas sobre gramáticas:


Para quem procura um livro de gramática francesa eu aconselho o "Grammaire expliquée du français", da editora CLE International. É um bom livro, na minha opinião, pois os exemplos são coerentes, sempre com situações e frases usuais e práticas. As observações ("remarques" et "attention") do livro também são muito bem escolhidas e sintéticas. Estas "remarques" não só mostram as exceções gramaticais como também as vincula ao vocabulário que, normalmente, é relacionado a este conteúdo. Este livro é inteiramente em francês. Atenção: ele é um livro de gramática, sem exercícios. Os exercícios estão num livro à parte, da mesma coleção.







Outro muito bom e muito famoso dicionário de gramática, de verbos e/ou de ortografia é o Bescherelle, da editora Hatier! Você pode os encontrar separadamente (um só de Orthographe, outro só de Conjugaison e outro só de Grammaire)

Vale a pena comprar, pelo menos, o de Conjugaison. Em sebos ele é bem em conta.


Para ter acesso a dicionários on line (en ligne), de graça e de vários tipos, veja os links na barra à direita deste blog!


Espero ter sido útil.
Au revoir !