Recherchez dans ce blog / Pesquise neste blog

Literatura francesa - dicas de autores!

Muitos estudantes e amigos me pedem indicações de bons e fáceis livros de francês para se ler no começo dos estudos.

Bons livros nem sempre vem acompanhado de uma gramática complexa, por exemplo, excelente literatura pode ser escrita com uma estrutura gramatical simples e vocabulário cotidiano. É o caso de muitos autores do século XX.

Dentro dos autores do século XX relativamente fáceis de serem lidos do ponto de vista gramatical e de boa ou ótima qualidade literária eu aconselho:

Marguerite Duras;
Albert Camus;
Jean-Paul Sartre;
Simone de Beauvoir;
Paul Nizan;
Paul Géraldy;
Louis Aragon;
Jacques Prévert;
Paul Éluard;
Guillaume Apollinaire;
Françoise Sagan;
Pascal Quinard;
Hervé Bazin;
François Mauriac;
Collete;
Antoine de Saint-Exupéry, etc.

Já existem outros autores ótimos justamente porque são difíceis, digamos assim, de brincadeira. Eles são ótimos pois dominam tanto a língua francesa a ponto de criarem livros que fazem "jogos" com a linguagem. É o caso de:

Raymond Queneau;
Georges Perec;
Boris Vian;
Jean Cocteau, etc.

Eu poderia aconselhar mais um monte de gente excelente que eu sempre leio, mas eu selecionei aqui os escritores que são "fáceis" de serem lidos do ponto de vista técnico, pois, é claro, seus livros possuem uma densidade literária que deve ser pensada, não sendo livros supérfluos ou de puro "entretenimento" barato.

Atenção, esta não é uma lista dos melhores, nem dos mais famosos e nem dos mais importantes escritores franceses, é somente uma pequena lista de autores quem tem uma linguagem mais "simples".

Boa leitura! : )