Recherchez dans ce blog / Pesquise neste blog

mardi 30 janvier 2018

" Aucun express " d'Alain Bashung



Paroles :

Aucun express ne m'emmènera
Vers la félicité
Aucun tacot n'y accostera
Aucun Concorde n'aura ton envergure
Aucun navire n'y va
Sinon toi

Aucun trolley ne me tiendra
Si haut perché
Aucun vapeur ne me fera fondre
Des escalators au chariot ailé
J'ai tout essayé
J'ai tout essayé

J'ai longé ton corps
Épousé ses méandres
Je me suis emporté
Transporté
Par delà les abysses
Par dessus les vergers

Délaissant les grands axes
J'ai pris la contre-allée
Je me suis emporté
Transporté

Aucun landau ne me laissera
Bouche bée
Aucun Walhalla ne vaut le détour
Aucun astronef ne s'y attarde
Aucun navire n'y va
Sinon toi

J'ai longé ton corps
Épousé ses méandres
Je me suis emporté
Transporté
Par delà les abysses
Par dessus les vergers
Délaissant les grands axes
J'ai pris la contre-allée
Je me suis emporté
Transporté

Aucun express ne m'emmènera vers
la félicité
Aucun tacot n'y accostera
Aucun Concorde n'aura ton envergure
Aucun navire n'y va
Aucun

J'ai longé ton corps
Épousé ses méandres
Je me suis emporté
Transporté
Par delà les abysses
Par dessus les vergers
Délaissant les grands axes
J'ai pris la contre-allée
Je me suis emporté
Transporté

Traduction libre / tradução livre de Priscila Junglos

Nenhum [trem] expresso me levará
até a felicidade
Nenhum carro velho irá parar [encostar]
Nenhum [avião] Concorde terá sua envergadura
Nenhum navio vai lá
Salvo você

Nenhum trólebus [ônibus elétrico] me manterá
Pendurado/empoleirado, tão alto
Nenhum vapor* me fará derreter
De escadas rolantes até a carruagem alada
Eu tentei de tudo
Eu tentei de tudo

Eu passei ao longo do seu corpo
Casei-me com seus meandros
Me levei
[me] Transportei
Para além dos abismos
Para além dos pomares
Abandonando os grandes eixos
Eu peguei a contramão
Eu me deixei levar
[me] Transportei

Nenhum carrinho de bebê me deixará
boquiaberto
Nenhum Valhala vale o desvio
Nenhuma astronave se demora lá
Nenhum navio vai lá
Salvo você

Eu passei ao longo do seu corpo
Casei-me com seus meandros
Me levei
[me] Transportei
Para além dos abismos
Para além dos pomares
Abandonando os grandes eixos
Eu peguei a contramão
Eu me deixei levar
[me] Transportei

Nenhum [trem] expresso me levará
até a felicidade
Nenhum carro velho irá parar [encostar]
Nenhum [avião] Concorde terá sua envergadura
Nenhum navio vai lá
Salvo você

Eu passei ao longo do seu corpo
Casei-me com seus meandros
Me levei
[me] Transportei
Para além dos abismos
Para além dos pomares
Abandonando os grandes eixos
Eu peguei a contramão
Eu me deixei levar
[me] Transportei

Nota da tradutora:
* Vapeur: pode-se referir ao "barco à vapor" (posto que ele comenta vários meios de transporte), ou pode-se referir ao 'vapor substância' mesmo.