Recherchez dans ce blog / Pesquise neste blog

vendredi 30 octobre 2020

Poupée de cire, poupée de son : chanson de Gainsbourg, chantée par France Gall

Poupée de cire, poupée de son: o Gainsbourg definiu bem o ídolo da juventude dos anos 60/70, usado e abusado pelas mídias. O próprio Gainsbourg, e todos os adultos como cúmplices, após essa música/denúncia, fizeram o mesmo com a pobre da France Gall (vide escândalo da música Les sucettes, por exemplo). Ela cantava com um rostinho bonito, jovem e sorridente, porém as músicas eram brutais como o mundo. 

Há quase 3 anos ela morreu... eu nunca gostei muito da música dela, justamente por ela ter essa inocência jovial e alegre que me parecia uma falsidade. 

Mas ela era de fato inocente, o mundo é que era falso.


     Ela sempre sorria, o olhar desmentia. Ilustração digital, 2020. Priscila Junglos



Vídeo de 1965:



Paroles :

Je suis une poupée de cire
Une poupée de son
Mon cœur est gravé dans mes chansons
Poupée de cire, poupée de son
Suis-je meilleure, suis-je pire
Qu'une poupée de salon ?
Je vois la vie en rose bonbon
Poupée de cire, poupée de son
Mes disques sont un miroir
Dans lequel chacun peut me voir
Je suis partout à la fois
Brisée en mille éclats de voix


Autour de moi j'entends rire
Les poupées de chiffon
Celles qui dansent sur mes chansons
Poupée de cire, poupée de son
Elles se laissent séduire
Pour un oui, pour un non
L'amour n'est pas que dans les chansons
Poupée de cire, poupée de son


Mes disques sont un miroir
Dans lequel chacun peut me voir
Je suis partout à la fois
Brisée en mille éclats de voix
Seule parfois, je soupire
Je me dis " à quoi bon 
Chanter ainsi l'amour sans raison
Sans rien connaître des garçons "
Je ne suis qu'une poupée de cire
Qu'une poupée de son
Sous le soleil de mes cheveux blonds
Poupée de cire, poupée de son


Mais un jour je vivrai mes chansons
Poupée de cire, poupée de son
Sans craindre la chaleur des garçons
Poupée de cire, poupée de son

Parolier : Serge Gainsbourg

Tradução livre de / traduction libre de Priscila Junglos

Eu sou uma boneca de cera
Uma boneca de som
Meu coração está gravado em minhas canções
Boneca de cera. boneca de som
Sou eu melhor, sou eu pior
do que uma boneca de salão?
Eu vejo a vida cor rosa bombom
Boneca de cera, boneca de som

Meus discos são um espelho
No qual cada um pode me ver
Eu estou em todos os lugares ao mesmo tempo
Quebrada em mil estilhaços de vozes

Ao meu redor eu ouço rir
As bonecas de pano
Estas que dançam com minhas canções
Boneca de cera, boneca de som
Elas se deixam seduzir
Por um sim, por um não
O amor não está somente nas canções
Boneca de cera, boneca de som

Meus discos são um espelho
No qual cada um pode me ver
Quebrada em mil estilhaços de vozes
Sozinha às vezes, eu suspiro
Eu me digo "de quê serve
Cantar assim o amor sem razão
Sem nada conhecer dos garotos"

Eu só sou uma boneca de cera
Só uma boneca de som
Sob o sol de meus cabelos loiros
Boneca de cera, boneca de som

Mas um dia eu viverei minhas canções
Boneca de cera, boneca de som
Sem temer o calor dos garotos
Boneca de cera, boneca de som